Mulheres em Rede- Compartilhando Saberes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Restaurante Fino Paladar

Ir para baixo

11072016

Mensagem 

Restaurante Fino Paladar Empty Restaurante Fino Paladar




Por Mônica Santos Francisco

Restaurante Fino Paladar Retrato-Empreededora2

A empreendedora Vera Lúcia Mendes, tem feito a diferença no dia-a-dia da Ladeira dos Tabajaras, com a comida mais famosa da comunidade. Sim, porque Vera, do alto de sua simpatia e sorriso largo, já estampou matérias em vários meios de comunicação. Foi matéria do Globo Repórter, do RJ TV, da revista distribuída nos voos da companhia aérea TAM, além de ter sido personagem da propaganda de uma das marcas de azeites mais famosa do Brasil, o azeite Gallo. Se apresenta com muita convicção, como sendo uma mulher de garra, de luta, de força, que não se deixa abater pelas dificuldades.

Como muitas mulheres do “seu tempo”, como ela diz, vivia sob a mão severa do marido, neto e filho de militares de carreira, formado em 04 faculdades e com cargos de chefia acumulados durante sua vida produtiva. Seu perfil agressivo e o hábito de chefia na experiência como contador, o faziam segundo Vera, tratá-la mais como funcionária do que como esposa. Hábitos adquiridos em casa com rotina militar e no trabalho, foram transferidos por ele para a vida conjugal.

A mudança começou quando ela não quis mais ser cobrada por cada centavo pedido e gasto com as filhas, prestando contas das despesas realizadas e mais ainda, com a afirmação e reafirmação do machismo de seu marido que dizia que lugar de mulher era em casa, cuidando do marido, da casa e dos filhos. Sua consciência do potencial que tinha, e o pretexto de ajuda ao marido com dificuldades financeiras, levaram Vera a decidir provar para ele e para muitas pessoas que duvidavam de seu potencial, dizendo até que ela não “se parecia” em nada com uma empreendedora, que sim, iria construir seu próprio caminho e vencer.

Nasceu assim, ainda com o marido ainda desconfiado a VR Festas e Eventos. Vendia salgados em lojas e batendo de porta em porta nas imediações de Maria da Graça, bairro em que morava à época, e acabou conseguindo clientes fiéis por lá e em 44 das 46 lojas do Shopping Nova América. Vera conta que fez tanto sucesso, que os donos das lojas da praça de alimentação, queriam proibir sua entrada no local, chegando a fazer uma reunião com a administração para isso. Mas no final tudo se resolveu e os próprios donos a contrataram para fornecer não salgados, mas a alimentação dos funcionários. Assim, a então VR Festas e Eventos, iniciava o seu fornecimento de refeições e logo em seguida a realização de festas e bufês.

O sonho de fazer algo para ela, para crescer profissionalmente e se sentir ”em ação” estava sendo realizado de olhos abertos e bem abertos, pois Vera conta que só dormia dois dias por semana nessa época, segunda e terça, pois de quarta à domingo, era trabalho ininterrupto.

Após separar-se, passar por desafios enormes, mudar várias vezes o nome do empreendimento, como afirma, à cada queda e recomeço, surgia um novo nome, como um renascimento. Abriu um restaurante no cantinho da Rô(Rosangela, amiga e dona do imóvel), o Fino Paladar, sua realização. Conheceu a “irmã Fátima”, que lhe apresentou a ONG ASPLANDE que com suas assessorias, lhe ajudou à aliar razão e emoção na administração do negócio que segundo ela, antes disso, nem sabia o quê e quanto vendia. A ONG Gastromotiva, onde fez várias capacitações e hoje diz que são suas duas asas, que a levaram à felicidade, concretização, certeza de que sempre esteve no caminho certo e que valeu à pena ter saído da “prisão”. Além de tudo, ainda ajuda aqueles que precisam pelo menos de uma refeição diária, servindo gratuitamente todos os dias um café da manhã. Vera define os 15 anos de sua vida empreendedora (iniciou tudo em 2001) como só tendo sentido, amando o que faz e ajudando o próximo.

Seu maior desafio, foi provar sempre a si mesma, e segundo ela, conseguiu, de que tinha capacidade para conquistar o que quisesse e que nunca mais seria subjugada. Ainda este mês (Abril), Vera inaugura sua casa de festas.
avatar
Asplande
Admin

Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/06/2016

https://mulheresnarede.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos