Home Hostel Cantagalo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

05072016

Mensagem 

Home Hostel Cantagalo




por Monica Francisco


A empreendedora de 42 anos, Simone Pereira da Silva, moradora da favela do Cantagalo, se apresenta com muita convicção, como sendo uma mulher de visão. Sua visão empreendedora e o desejo de mudar sua vida, a levaram à montar uma barraca de cachorro quente na praia e vender cafezinhos. Treze anos depois, resolveu montar uma Lavanderia na comunidade e se deparou com três grandes desafios, embora afirme que eram desafios, contudo, isso não à intimidou em tempo algum. Os três desafios eram: a criação de um hostel no interior da favela, conseguir o capital inicial e por fim divulgar e trazer clientes. Embora a questão da violência seja colocada por muitas pessoas como desafio, menciona ela, isso nunca a fez pensar em não continuar com a ideia. E ressalta que seus clientes se sentem muito mais seguros lá do que em outro lugar da cidade, apesar de muitos orientarem aos turistas evitarem ficar em favelas no Rio de Janeiro

O capital inicial foi conseguido com todo o dinheiro amealhado  nos 13 anos de venda dos cachorros quentes na praia. Assim, ela inaugurou sua lavanderia. Dois anos após abrir a lavanderia Cantagalo, em Janeiro de 2010, ao ver que muitos de seus clientes só ficavam na favela para dormir,  por não terem por exemplo uma estrutura para cozinhar ou lavar roupas, resolveu criar o Home Hostel Cantagalo.  Inaugurado em Setembro de 2012, o Hostel já conta até com um hóspede cativo, um peruano chamado José, que vive lá há três anos e se recusa à deixar o lugar onde afirma viver “tão bem.”


Além de Simone, dois funcionários à auxiliam no cuidado com o Hostel e na alta temporada ela sempre contrata trabalhadores extras, como já é o caso por exemplo das Olimpíadas do Rio, e que já esgotou o número de vagas para hóspedes para esse período. Mas, para Simone, que tem como ela mesma afirma todo o tempo, visão empreendedora, não para por aí e já vai inaugurar em Agosto, seu segundo Hostel. O sucesso, diz ela, vem da vontade de aprender sempre, como fez ao participar do Projeto Mulheres em Rede, onde aprendeu à aplicar as ferramentas de gestão ao seu empreendimento, para dar impulso aos seus negócios e potencializar seu empreendimento.

Nascida e criada no Morro do Cantagalo, diz ter herdado do seu pai a liderança e o desejo de ajudar a comunidade, Silas Pereira da Silva de 67 anos,  que foi presidente da Associação de Moradores e que até hoje, ainda cuida de uma creche comunitária, a Escola Comunitária do Cantagalo, que atende á cerca de 80 crianças até os 04 anos de idade. Ela realiza uma vez por mês uma atividade nesta mesma escola, com moradores e moradoras da terceira idade, o “Sopão da terceira Idade”, com atendimentos e palestras sobre vários assuntos, incluindo saúde na terceira idade e conta com voluntários fixos como a doutora Cláudia Rocha, a enfermeira Bárbara Cristina, sua irmã e o enfermeiro Alexandre Oliveira. Simone diz que a comunidade a apoia e a respeita e que sem dúvida é o melhor lugar para se empreender.


Simone Pereira da Silva
Telefones: (21) 2247-9165/99907-7141
Face: https://www.facebook.com/homehostelcantagalo/


Última edição por Asplande em Seg Jul 11, 2016 2:21 pm, editado 3 vez(es)

Asplande
Admin

Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/06/2016

http://mulheresnarede.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

Home Hostel Cantagalo :: Comentários

Mensagem em Seg Jul 11, 2016 9:07 am por silvia pinheiro

Conheço a empreendedora Simone e sempre a admirei, tem energia , coragem e determinação, igredientes necessários para o sucesso. Além disso , é moradora do Cantagalo, comunidade do meu coração.
Parabéns!
Silvia Pinheiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum